A HAECO, empresa global de soluções de manutenção e engenharia de aeronaves, informa que celebrou, na quarta-feira, 24 de abril, o bem-sucedido processo de fechamento do telhado do Hangar 1 em sua nova base de manutenção.

Segundo a empresa baseada em Hong Kong, China, este importante evento representa um marco significativo para a sua base de manutenção de aviação civil de última geração na China continental. Atualmente em construção no Aeroporto Internacional de Xiamen Xiang’an e programado para iniciar operações em 2026, vai se tornar o maior hangar de manutenção de aeronaves de vão único do mundo.

Situada no lado norte do aeroporto, a ampla instalação de manutenção de aeronaves cobre uma vasta área de 537.300 metros quadrados, com uma área construída de aproximadamente 292.300 metros quadrados. A estrutura do hangar consiste em dois componentes principais – Hangar 1 e Hangar 2, que juntos formam uma estrutura de aço abrangente pesando quase 30.000 toneladas.

O telhado do Hangar 1, uma impressionante estrutura de aço, pesa notáveis 11.393 toneladas e possui uma treliça de porta medindo 269,5 metros de largura – a mais larga do mundo. Para a elevação do telhado, tarefa que exige uma precisão meticulosa, foi necessária a utilização de 54 máquinas hidráulicas e um processo que durou 8 horas através de um sofisticado sistema de controle.

Após horas de trabalho, a cobertura de aço foi elevada em 27 metros, atingindo finalmente a altura designada de 42,5 metros para a conclusão do fechamento da cobertura do futuro centro de MRO (manutenção, reparo e revisão).

Sendo a mais recente instalação de manutenção da HAECO e o seu maior investimento em infraestrutura, o novo hangar combina inovação, design ecológico e tecnologia avançada para otimizar a utilização de energia e a eficiência operacional.

O edifício apresenta um “eixo central” proeminente que atravessa e conecta o hangar com seus edifícios auxiliares, facilitando o gerenciamento logístico e o compartilhamento de recursos. Além disso, a instalação incorpora uma série de recursos inovadores de sustentabilidade, incluindo painéis de energia solar, sistemas inteligentes de gestão de edifícios, controle de iluminação inteligente, sistemas de ar condicionado refrigerados a água, bem como tratamento avançado de águas residuais e emissões, com o objetivo de alcançar um LEED- NC (Liderança em Energia e Design Ambiental para Novas Construções) Certificação Ouro.

A instalação poderá acomodar 12 aeronaves de fuselagem larga e 6 aeronaves de fuselagem estreita, com duas oficinas de pintura em spray e espaços flexíveis para acomodar vários tipos de aeronaves.

O sucesso da instalação da cobertura marca um passo significativo na construção da estrutura metálica do hangar, com conclusão prevista para julho de 2024. Posteriormente, o projeto avançará para acessórios mecânicos e elétricos, instalações internas e construção da estrutura do recinto, devendo ser concluído em novembro de 2025.

Esses esforços visam garantir que a instalação esteja totalmente operacional após a inauguração do Aeroporto Internacional de Xiamen Xiang’an em 2026.