Muito usado em varandas envidraçadas, o modelo exige um projeto elaborado por profissional habilitado a fim de evitar acidentes

A estrutura metálica com vidro é uma forma mais rápida de fazer o fechamento ou a cobertura de sacadas, varandas, gazebos, marquises, jardins e áreas de lazer. Além da praticidade do sistema, ele também é mais leve visualmente e permite maior entrada de luz do que uma construção de alvenaria ou outros materiais.

“A cobertura metálica é a melhor opção quando precisamos de uma obra mais rápida e limpa. Ela consegue suportar uma carga maior com uma estrutura mais enxuta, comparando com a estrutura de concreto”, comenta a arquiteta Andréia Marchionno.

Antes de optar pelo sistema para estender a área coberta de sua residência, no entanto, vale ficar atento a alguns pontos importantes. O primeiro deles é a elaboração de um projeto feito por um profissional habilitado.

“É preciso que um engenheiro civil elabore um projeto com cálculo estrutural, dimensionamento de calhas e locais de escoamento de águas pluviais para garantir uma ótima vedação e a melhor estética para todos os ambientes”, fala Rodrigo Belarmino, CEO da Solid Systems, empresa especialista em sistemas de envidraçamento de sacadas e coberturas metálicas.

Outra questão é verificar se a empresa escolhida está habilitada a realizar o serviço. Segundo a Lei Federal n.º 5.194/66 e a Resolução n.º 336/89 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), quem presta ou executa serviços e obras ligadas à área de engenharia deve estar registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do seu estado.

Além disso, as estruturas metálicas devem seguir a NBR 5419, que estabelece as condições para a proteção contra descargas atmosféricas dentro de sua área de cobertura. “É preciso que a solução seja, desde o desenvolvimento do projeto até a sua instalação, feita por uma empresa especializada no setor e o projeto seja muito bem elaborado e conte com profissionais que usem apenas equipamentos de ponta”, alerta Rodrigo.

.