Empregada na construção de casas modulares, essa tecnologia não é tão dependente do uso de água e materiais úmidos, e minimiza os resíduos do canteiro de obras.

Um dos sistemas empregados na construção de casas modulares é o steel frame. Trata-se do uso de perfis de aço galvanizado para compor o esqueleto da edificação, em muitos casos substituindo as estruturas convencionais de concreto armado e alvenaria.

O esqueleto recebe fechamento com as placas cimentícias na fachada e de gesso, isolamento térmico e acústico para fechamentos internos, formando assim as paredes e os pisos da construção.

Steel frame, sistema de construção a seco

O steel frame é um tipo de construção a seco e recebe esse título porque, praticamente, não usa água ou materiais úmidos em sua montagem no canteiro de obras.

“O aço do steel frame é combinado com outros materiais secos, como placas de gesso (para paredes de vedação, por exemplo), criando um ambiente de construção mais rápido e limpo”, diz a engenheira civil Giovanna Ferreira Alves, especialista em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais e mestre em Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFPR.

A construção tradicional, por outro lado, depende da água para a mistura de argamassa e concreto usados na união dos blocos ou tijolos. Isso faz do steel frame uma alternativa mais sustentável e rápida, pois o sistema convencional também precisa de tempo para secar e curar seus materiais úmidos.

“Vale ressaltar que o aço usa água no seu processo de fabricação, porém esse uso ainda é muito menor quando comparado ao processo de fabricação dos materiais da alvenaria tradicional”, aponta Iza Valadão, engenheira civil com Ph.D. em Materiais e Sustentabilidade e professora e pesquisadora da UFF.

Diferenças entre o steel frame e os sistemas construtivos tradicionais

Para Caroline Siqueira, vice-presidente do Grupo Inova Steel, que produz as estruturas de aço, a primeira e principal diferença entre o steel frame e os sistemas construtivos tradicionais está no uso da água. “As construções convencionais chegam ao altíssimo número de 500 L de água por metro quadrado construído, enquanto o steel frame consome apenas 5 L por metro quadrado”, diz.